Dicas e tutoriais

Configuração de preto para impressão

Para a utilização da cor preta é necessário alguns cuidados para que o produto final não saia com manchas ou sofra decalques. Vejamos quais são os cuidados:

PRETO CARREGADO

O primeiro cuidado para a utilização do preto na impressão é nunca usar os 4 canais de cores em alta escala.

1

A alta quantidade de tinta estraga o papel e causa manchas.

Diferença entre PRETO ERRADO e PRETO CARREGADO

O preto errado é a tonalidade que não pode ser usada de forma alguma (C: 100 M: 100 Y: 100 K: 100) o preto carregado é toda mistura dos 4 canais para a formação da tonalidade de preto, sendo que não há necessidade (C: 73 M:68 Y:66 K:90). Ambos os casos podem ocorrer manchas ou decalques na impressão do material. Por isso indicamos as cores corretas para o uso.

PRETO NORMAL

Quando usar a cor preta para preencher textos, desenhos e linhas, devemos usar 100% apenas no canal K (Preto). Para materiais com impressão digital essa tonalidade de cor é aconselhada para textos e fundo em preto.

Preto_normal

PRETO FUNDO (Offset)

Quando a cor preta ocupar uma área grande, devemos usar o preto fundo.

Preto_fundo

Essa configuração consiste em 40% de ciano e 100% de preto. Pode parecer azulado, mas na impressão o ciano deixará o preto mais vivo. Aviso: materiais impressos na digital, não se pode utilizar o preto fundo, pois a impressão ficará com um tom azulado (utilize o preto normal para material digital).

PRETO CONTORNO

Se usar objetos brancos sobre o preto fundo, o ciano contido no preto fundo poderá invadir os objetos brancos, para evitar isso, use um contorno nesses objetos.

Preto_contorno

O preto contorno é composto assim: C: 1 M: 1 Y: 1 C: 100.

 

PROCEDIMENTO DE TROCA

Pretto_errado

O cartão acima está com a tonalidade de PRETO CARREGADO, o produto final ficará manchado. Essa tonalidade de preto não pode ser utilizado de maneira alguma !

Vamos trocar a cor do fundo, para a tonalidade correta:

Troca_cor_fundo

Troque os canais de cores deixando C: 40 M:0 Y:0 K: 100.

Preto_fundo_trocado

Feito, agora a cor do fundo está correta. Obs: ficará um pouco azulado, mas na impressão sairá um preto mais vivo.

Agora vamos trocar as cores das curvas e linhas:

Preto_texto_errado

Note que os textos e a linha está com a tonalidade de preto carregado, deverão ser trocadas para o preto normal C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100.

Preto_texto_certo

Selecione as curvas que estão com o preenchimento em preto carregado e substitua para o preto normal. Lembre-se de fazer a troca nos contornos.

Preto_texto_certo_trocado

Feito, os textos e a linha estão corretos. Agora iremos proteger as curvas brancas para que não fiquem borradas. Importante: proteger apenas as curvas brancas que estão sobre o fundo preto (preto fundo).

Seleção

Selecione as curvas que estão em branco.

Contorno

E aplique um contorno (tecla de atalho CorelDraw F12) com largura: 0,3mm, marque as opções circuladas em laranja e por fim selecione o preto contorno C: 1 M: 1 Y: 1 K: 100.

Proteção_contornno

Pronto, as curvas estão protegidas.