Dicas e tutoriais

Excesso de nós

O excesso de nós pode ser descrito como uma grande quantidade de detalhes na arte, em que nem todos esses detalhes são interpretados corretamente e o resultado é uma impressão com falhas. Para evitar que isso aconteça é preciso corrigir o número de nós em cada objeto para, no máximo, 900 nós. Podemos separar o objeto em duas ou mais partes, diminuir o número de nós ou então ainda converter os objetos em imagens. Veja abaixo como corrigir o excesso de nós no Photoshop, Corel Draw e Illustrator.

No Photoshop:

Com a ferramenta “Direct Selection Tool”, selecione os chamados Pontos de Ancora (Anchor Points) de uma parte da layer e duplique-os. Após a duplicação, apague os Anchor Points na camada Layer Original. Caso os Anchor Points não sejam possíveis de dividir, podem ser rasterizados.

No Corel Draw:

O número de nós referentes ao objeto é mostrado na parte inferior esquerda da tela, e no Corel Draw podemos separar os textos, isto é, os objetos, em textos menores, dividindo assim o numero de nós. Basta selecionar todo o texto com número excessivo de nós, clicar com o botão direito no objeto, selecionar um trecho do texto e clicar com o botão direito do mouse e em seguida selecionar “Combinar”.

Já para converter imagens com excesso de nós, devemos seguir o processo padrão de conversão em bitmap.  Selecione o objeto, clique no menu “Bitmap” e em seguida clique em “Converter em Bitmap”. Na próxima janela selecione o modo de cor CMYK e resolução mínima de 300 DPI.

No Illustrator:
Com o objeto selecionado, acesse o menu “Object”, depois “Path” e em seguida “Simplify”. Escolha a pré-visualização para verificar a quantidade de nós do objeto, podendo então diminuir até o limite de 900 nós. Se for um objeto soldado, você deve selecionar a opção “Release Compound Path” com o botão direito e quebre o objeto, para então diminuir a quantidade de nós.