Dicas e tutoriais

PVC transparente

Ao produzir um impresso neste tipo de material, algumas cores poderão ficar transparentes. Isso vai depender da carga de cor utilizada. No caso das cores mais claras (com menos canais de cor ativos), a transparência é mais perceptível, enquanto nas cores mais escuras, o efeito de transparência será menos perceptível.

Perceba, no exemplo abaixo, que as cores mais escuras, tal como azul no fundo do cartão e os detalhes pretos da torneira, ficaram quase sem transparência no resultado final, enquanto a cor clara da torneira ficou bem transparente.

 

Arte gráfica:

arte-transparente

Resultado final do cartão:

img-transparente

 

PVC Transparente + Branco

Para imprimir um cartão de visita (ou outro impresso) com algumas áreas transparentes e outras partes opacas, isto é, sem transparência, a opção ideal é o PVC Transparente + Branco.

Para indicar quais áreas do impresso receberão ou não o efeito de transparência, é necessário enviar uma máscara* indicando, com a cor preta, as áreas que não deverão receber transparência.

*A máscara é um arquivo com o mesmo tamanho da arte gráfica, que conterá apenas as indicações da aplicação do efeito.

Dessa forma, as áreas na cor preta receberão um “calço” branco antes da impressão da arte gráfica, ficando sem transparência, enquanto as demais áreas da arte ficarão transparentes.

Se a arte apresentar uma determinada área na cor branca que deva aparecer na impressão, também será preciso indicar na máscara de verniz. Caso contrário, essa área ficará totalmente transparente.

 

Veja o exemplo a seguir:

 

A frase na parte inferior do cartão  (“Tudo em toldos – Rua Izzac Ferreira da Cruz”) está na cor branca, e para ela aparecer no cartão foi necessário indicar na máscara.

Lembre-se:

PVC Transparente: neste tipo de material, todas as cores apresentarão transparência. Quanto mais clara a tonalidade da cor, maior a transparência, sendo que, utilizando a cor branca, a transparência será total.

PVC Transparente+Branco: áreas da arte indicadas na máscara ficarão opacas, sem transparência. Também é possível a impressão da cor branca, desde que indicada na máscara.

 

DICAS:

– Antes de iniciar a criação da arte gráfica, faça o download do gabarito/padrão;

– Utilize as cores corretas na montagem da arte para evitar possíveis problemas na impressão;

– Evite utilizar os quatro canais de cores em CMYK para obter o preto. A utilização dos quatros canais podem causar uma sobrecarga desnecessária, prejudicando o material. Lembrando que a soma dos quatros em CMYK não podem ultrapassar 320%.

– Evite utilização de marca d’água neste produto.